terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A crise atinge o jornal El País


J. Luís Cebrián. Foto: El Mundo
O jornal espanhol despedirá até 30% de seus funcionários devido a menores receitas de publicidade, desde 2008, 57 de mídia fecharam em Espanha.

O jornal espanhol El Pais despedirá trabalhadores e recortará salários na próxima semana, afirmou sexta-feira o grupo Prisa, enquanto as receitas de publicidade afunda-se e faz tremer os media na Espanha.

A empresa não disse quantos trabalhadores deixara sem emprego, mas outros meios de comunicação têm mencionado que poderia ser entre 25% e 30% dos 420 funcionários.

"Nós não podemos viver assim", disse sexta-feira o presidente da Prisa, Juan Luis Cebrian, aos trabalhadores, em um comunicado divulgado pela comissão de empresa do jornal mais influente da Espanha.

Prisa, que tem ativos na Europa e América Latina, em julho registrou um declínio de 5% na receita no primeiro semestre e atribuiu a queda à redução nas vendas de publicidade em Portugal e Espanha, ambos atingidos pela crise da dívida na Europa desde 2008, 57 meios de comunicação tenha fechado em Espanha, desde a queda da publicidade que tem batido duramente a empresas que já tinham dificuldades econômicas, também porque houve mudança nas preferências dos consumidores para a Internet para obter informações.

Prisa já fez cortes em outras subsidiárias, como o negócio diário Cinco Dias e rádio Cadena Ser.

Fontes: m.noticias.uol.com.br, cnnexpansion.com

ADRIÁN MAS GARCÍA

Sem comentários: